O Programa

O Programa

O que significa trabalhar o programa?

CCA é uma Irmandade de Doze Passos muito parecida com a dos Alcoólicos Anónimos. É nossa abordagem de um dia de cada vez e isso torna-nos diferentes de outras soluções que você pode ter tentado.
Para si que não está familiarizado com um programa de 12 passos iremos agora explicar, estamos aqui para ajudar!

Um guia prático para termos e conceitos

Abstinência: o ato de se abster do comer compulsivo e dos comportamentos alimentares compulsivos enquanto trabalha para alcançar um peso corporal saudável.

Recuperação: ausência da necessidade de ter comportamentos alimentares compulsivos
A recuperação espiritual, emocional e física é alcançada trabalhando e vivendo o programa dos 12 Passos dos Comedores Compulsivos Anónimos.

Ferramentas: temos nove ferramentas que ajudam a nos concentrar enquanto trabalhamos nosso programa de recuperação, incluindo:

1. Um plano de alimentação
2. Apadrinhamento
3. Reuniões

4. Comunicação (telefone, escrever e ler nossa literatura)
5. Plano de ação
6. Anonimato
7. Serviço

  1. Plano de alimentação: Isso nos dá um guia diário para evitar alimentos gatilho e qualquer comportamento alimentar destrutivo.
  2. Apadrinhamento: Os patrocinadores têm trabalhado no programa da melhor maneira que podem e o orientam nos Doze Passos. Eles o ajudam a entender cada etapa e como trabalhar o programa da melhor maneira para você. Os patrocinadores vão além de ser um amigo solidário; eles são realmente um presente para o programa. Clique aqui para obter a declaração de relacionamento do patrocinador do Conselho de Curadores.
  3. Reuniões: de momento temos virtuais e Portugal e em todo o mundo e em outros idiomas além do Português. Encontre uma reunião que funcione para si e para as suas rotinas. As reuniões ajudam-nos a aprender sobre as Ferramentas e os Passos, e também proporcionam comunhão, o que é fundamental para nossa recuperação. Descobrimos que precisamos uns dos outros para melhorar.
  4. Telefone: contactamo-nos entre as reuniões, para obter apoio para nós mesmos e para oferecer ajuda aos outros.
  5. Escrita: Alguns chamam de diário. Quando colocamos as nossas dificuldades no papel, é mais fácil ver as situações com clareza e determinar as ações necessárias.
  6. Literatura: CCA tem excelentes livros e panfletos – que nos ajudam a entender como “trabalhar os Doze Passos” e nos dão exemplos de como é a vida em recuperação.
  7. Plano de ação: esta ferramenta ajuda a incorporar o uso de todas as outras ferramentas de CCA para trazer estrutura, equilíbrio e capacidade de gestão para nossas vidas. Ajuda-nos a trabalhar nosso programa de forma consistente.
12 Passos

1 – Admitimos que éramos impotentes perante a comida e que tínhamos perdido o domínio de nossas vidas.

2 – Viemos a acreditar que um Poder Superior a nós mesmos poderia nos devolver a sanidade.

3 – Decidimos entregar nossa vontade e nossa vida aos cuidados de Deus, na forma em que O concebíamos.

4 – Fizemos um minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos.

5 – Admitimos perante Deus, perante nós mesmos e perante outro ser humano, a exata natureza de nossas falhas.

6 – Prontificamo-nos inteiramente a deixar que Deus removesse todos esses defeitos de caráter.

7 – Humildemente rogamos a Ele que nos livrasse das nossas imperfeições.

8 – Fizemos uma relação de todas as pessoas que tínhamos prejudicado e nos dispusemos a reparar os danos a elas causados.

9 – Fizemos reparações diretas dos danos causados a tais pessoas, sempre que possível, salvo quando fazê-lo significasse prejudicá-las ou a outrem.

10 – Continuamos fazendo o inventário pessoal e, quando estávamos errados(as), nós o admitimos prontamente.

11 – Procuramos, por meio da prece e da meditação, melhorar nosso contato consciente com Deus na forma em que O concebíamos, rogando apenas o conhecimento de Sua vontade em relação a nós e forças para realizar essa vontade.

12 – Tendo experimentado um despertar espiritual graças a estes passos, procuramos transmitir esta mensagem aos comedores compulsivos e pôr em prática estes princípios em todas as nossas atividades.