Testemunho de aBRIL_2022
Estes testemunhos preenchem as páginas da Lifeline, a revista mensal de Comedores Compulsivos Anónimos. São resultado do trabalho de pessoas que escrevem, não como autores profissionais, mas como comedores compulsivos que estão se recuperando através da prática do programa de Doze Passos.
Só aparece uma vez na vida
Você sente sempre privação numa reunião social porque está a abster-se enquanto os outros ao seu redor estão se a fartar?
Recentemente experimentei tal sentimento numa ocasião elegante, e a minha madrinha encorajou-me a escrever sobre o assunto. Escrevi as minhas reflexões em forma de diálogo.
É a manhã seguinte ao grande evento. Estou sentindo privação, autopiedade; estou sobre areia movediça. De repente, aparece um desconhecido misterioso.
“Desconhecido – Tenho uma ótima proposta para lhe fazer! Você teria pessoas que a amariam e a aceitariam; estaria próxima a um Poder Superior; teria liberdade em relação ao comer compulsivo, serenidade, melhores relacionamentos; teria mais consciência de si mesma, autoaceitação, autoconfiança; um corpo saudável e esbelto; propósito, esperança e direção; teria progresso em todas as áreas de sua vida.
Eu – Parece bom demais para ser verdade, e muito além do meu alcance. Quanto vai me custar?”
“Desconhecido– O preço é este: você tem que ir aos extremos para manter e salvaguardar a sua abstinência. Vai parecer difícil, às vezes, especialmente quando se sentir sozinha, aborrecida, frustrada, ou sentir privação.
E isto vai acontecer, algumas vezes porque está sozinha, algumas vezes porque está numa situação social.
Eu – Espere um minuto! Se eu aguentar agora algum desconforto passageiro, vou, depois, obter tudo que você mencionou?”
“Desconhecido – Sim. E mais!
De fato, continuando a viver os Doze Passos vai experimentar menos e menos desconforto; a sua obsessão por comida vai ser removida, e você terá paz. Eu – Uma oferta como esta não pode ser recusada. Só aparece uma vez na vida! Aceito. Obrigada, Deus.”
Abril 1982